segunda-feira, 18 de junho de 2012

TEATRO RÁPIDO JUNHO 2012: NA BRASA


Como nem só de cinema vive um homem e há muito mais para descobrir nesta bonita cidade de Lisboa, este Domingo fui até ao Chiado para ver quatro pequenas peças de teatro.

Gosto de lhes chamar rapidinhas teatrais e é isso mesmo que estas peças são. Cada uma delas dura cerca de 15 minutos e, posso garantir-vos, são uns minutos muito bem passados. Este mês o tema é “Na Brasa”, tal como a sardinha dos nossos santos populares, e no “palco” encontramos mulheres em brasa, situações escaldantes, santinhas e pipocas.

As quatro peças chamam-se NEM ATAS NEM DESATAS, DEUS NÃO MORA AQUI, A SANTINHA É LINDA e AS JANELAS DO MUNDO. Para não estragar o elemento surpresa, não posso revelar pormenores sobre nenhuma delas. Em comum têm um gozado sentido de humor  e um bom elenco de actores que parecem divertir-se tanto quanto nós.

Desta vez a minha preferida foi a NEM ATAS NEM DESATAS, onde Luciano Gomes e Rosa Villa vivem convincentemente os seus personagens, com diálogos hilariantes da autoria dos mesmos e me fizeram rir à gargalhada. Adoro o título A SANTINHA É LINDA, mas a peça foi a menos interessante das quatro; começa bem nas mãos de Carlos Oliveira e Carmen Santos é uma santinha eficaz, mas a meio o texto perde parte da graça e fiquei um bocadinho decepcionado. O contrário aconteceu-me com AS JANELAS DO MUNDO; ao princípio não estava muito convencido, mas acabei por me render ao talento de Catarina Mago e Stella D’Assis e ao humor da situação. Por último, fui recebido por um senhor sisudo, Hugo Costa Ramos, para assistir a DEUS NÃO MORA AQUI, onde um assunto sério é visto com humor negro e onde por momentos me senti inseguro; um bem-disposto Eric L. Da Silva é o outro actor desta peça, bem com o seu autor.

Aceitem o meu conselho e vão até ao Teatro Rápido, os actores merecem o vosso apoio e sem público este projecto interessante pode não vingar. Não precisam de ver as peças todas de uma só vez (depois de verem uma vão ficar com vontade de ver as outras) e não acredito que não arranjem 15 minutinhos para se divertirem; o preço é de 3 euros por peça e é dinheiro bem empregue.

A vida é tão chata e monótona, que uma rapidinha destas é uma lufada de ar fresco!



  

Sem comentários:

Enviar um comentário