domingo, 2 de novembro de 2025

SCROOOGE de Charles Dickens

O famoso conto de Natal de Charles Dickens (A CHRISTMAS CAROL) já foi alvo de diversas adaptações, para o cinema, teatro e televisão. Desta vez chega aos nossos palcos pela mão da companhia Embuscada, numa pequena, mas simpática produção.

A história do rabugento Scrooge e o seu ódio ao Natal é, praticamente, conhecida de todos. Na noite de Natal ele recebe quatro estranhas visitas, o fantasma do seu antigo sócio, o duende do passado, o do presente e o do futuro. Estes vão acabar por o fazer mudar de atitude perante a vida e o Natal.

Sim, disse duendes e não fantasmas, não é engano. Esta produção está feita a pensar no público infantil e duendes são menos assustadores que fantasmas. Mas o espírito do clássico de Dickens está lá todo e a sua mensagem é tão ou mais relevante hoje do que à data da sua publicação em 1843. Não sei se as muitas crianças presentes percebem a mensagem, mas assistiam a tudo com muita atenção, sempre prontas a intervir quando convidadas a fazê-lo (e às vezes sem serem convidadas), criando um ambiente muito engraçado.

Tiago de Almeida optou por uma encenação em que “menos é melhor”, apostando no elenco, na simplicidade do cenário e em conseguir criar imagens que não existem fisicamente, mas apenas no mundo da imaginação. Como é meu hábito com esta história, fico sempre comovido e as lágrimas insistem em sair, mas são lágrimas de felicidade. Acredito que a todos nós, faria muito bem receber a visita destes duendes.

João Marques, com seu sobrolho carregado e grande altura, é um Scroooge intimidante, sem humor, mas o seu olhar revela o turbilhão de emoções que os duendes lhe provocam e acaba por nos conquistar. Os outros três actores, Marta Lopes Correia, Rafael Rua e Silvia Mirpuri, desdobram-se naturalmente em diversos papéis, criando empatia com o público e conquistando a miudagem presente. Os quatro actores interpretam com boas vozes as alegres músicas da autoria de António Andrade Santos; neste campo Mirpuri foi uma revelação para mim. Só tive pena que o personagem do Scroooge não cantasse mais, mas quando o faz, fá-lo muito bem. 

Passei uma tarde muito agradável na companhia deste elenco e gostei de revisitar o clássico de Dickens. Por isso, façam como eu, não sejam uns “tretas” e vão visitar este SCROOOGE e seus companheiros!

Elenco: João Marques, Marta Lopes Correia, Rafael Rua e Silvia Mirpuri

Equipa Criativa: Criação, Encenação e Espaço Cénico: Tiago de Almeida • Músicas: António Andrade Santos • Figurinos: Milá Bastos e Embuscada • Desenho de Luz: Tiago de Almeida • Operação Técnica: Bruno Águas, Catarina Marques Ramos e Tiago de Almeida • Cenografia: Embuscada • Direcção de Produção: Catarina Marques Ramos • Produção: Embuscada • Promotor: Boutique da Cultura

Fotos: Mafalda Lopes





Sem comentários:

Enviar um comentário