Assim, nos últimos anos, reencontrei-me com o teatro que se faz por cá e nesta última temporada (Setembro 2024 a Agosto 2025) fui espectador de 29 espectáculos teatrais. Podem não ter sido muitos, mas o tempo e o dinheiro não chegam para tudo, e claro que houve muita coisa que não me despertou o interesse.
Caso ainda não tenham percebido, não me considero alguém muito cultural. Gosto de ir ao teatro para me evadir da realidade, seja com comédias ou dramas, e vejo sempre as peças pelo lado emocional e não pelo lado intelectual. Gosto de partilhar gargalhadas e lágrimas com os personagens que estão em palco e, se merecerem, aplaudir os actores com fervor. É verdade, sempre sonhei em pisar um palco, mas isso não estava no meu destino e assim vivo essa emoção através dos actores.
A temporada 2024/2025 viu a reabertura do Teatro Variedades e, apesar das más línguas, a sala não tem tido falta nem de peças nem de público. Foi também esta temporada que tive o prazer de descobrir o trabalho da StageDoor Produções, Callback Produções, MTL e Ultra Produções, todas envolvidas com o género Musical.
Todos os anos costumo celebrar o melhor dos filmes que vi, com uma lista de prémios pessoais. Este ano, pela primeira vez, acho que faz sentido fazer o mesmo em relação às peças que vi e assim criar os meus prémios teatrais para celebrar um ano de teatro - decidi chamar-lhes Prémios “Jorge Vai ao Teatro”.
Só uma pequena explicação. Tal como faço com os filmes, em relação ao elenco e encenadores distingo separadamente a comédia e o drama. O que isto quer dizer é que um musical (o meu género de eleição) tanto pode ser um drama (QUERIDO EVAN HANSEN, RENT, etc) como uma comédia (A FAMÍLIA ADDAMS, A PEQUENA LOJA DOS HORRORES,etc).
Bem, e agora aqui ficam os meus PRÉMIOS “JORGE VAI AO TEATRO 2025”, que não são mais que o fruto da minha paixão pelo teatro. Para o ano, em princípio, haverá mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário