terça-feira, 26 de agosto de 2025

PRÉMIOS “JORGE VAI AO TEATRO” 2025















Sempre gostei de teatro, mas durante muitos anos mantive-me afastado dos teatros portugueses, sem muita paciência para as interpretações declamadas (velha escola?) dos nossos actores ou para as peças intelectuais, feitas para “amigos”, que predominavam. Nos últimos anos tem havido, na minha humilde opinião, uma evolução positiva com interpretações mais naturais e peças mais comerciais; com o meu adorado Musical a encontrar finalmente um lugar nos nossos palcos.

Assim, nos últimos anos, reencontrei-me com o teatro que se faz por cá e nesta última temporada (Setembro 2024 a Agosto 2025) fui espectador de 29 espectáculos teatrais. Podem não ter sido muitos, mas o tempo e o dinheiro não chegam para tudo, e claro que houve muita coisa que não me despertou o interesse.  

Caso ainda não tenham percebido, não me considero alguém muito cultural. Gosto de ir ao teatro para me evadir da realidade, seja com comédias ou dramas, e vejo sempre as peças pelo lado emocional e não pelo lado intelectual. Gosto de partilhar gargalhadas e lágrimas com os personagens que estão em palco e, se merecerem, aplaudir os actores com fervor. É verdade, sempre sonhei em pisar um palco, mas isso não estava no meu destino e assim vivo essa emoção através dos actores.

A temporada 2024/2025 viu a reabertura do Teatro Variedades e, apesar das más línguas, a sala não tem tido falta nem de peças nem de público. Foi também esta temporada que tive o prazer de descobrir o trabalho da StageDoor Produções, Callback Produções, MTL e Ultra Produções, todas envolvidas com o género Musical.

Todos os anos costumo celebrar o melhor dos filmes que vi, com uma lista de prémios pessoais. Este ano, pela primeira vez, acho que faz sentido fazer o mesmo em relação às peças que vi e assim criar os meus prémios teatrais para celebrar um ano de teatro - decidi chamar-lhes Prémios “Jorge Vai ao Teatro”.

Só uma pequena explicação. Tal como faço com os filmes, em relação ao elenco e encenadores distingo separadamente a comédia e o drama. O que isto quer dizer é que um musical (o meu género de eleição) tanto pode ser um drama (QUERIDO EVAN HANSEN, RENT, etc) como uma comédia (A FAMÍLIA ADDAMS, A PEQUENA LOJA DOS HORRORES,etc).

Bem, e agora aqui ficam os meus PRÉMIOS “JORGE VAI AO TEATRO 2025”, que não são mais que o fruto da minha paixão pelo teatro. Para o ano, em princípio, haverá mais. 








OS ESPECTÁCULOS QUE VI NA TEMPORADA 2024/2025 





Sem comentários:

Enviar um comentário