terça-feira, 8 de abril de 2025

RENT de Jonathan Larson

Este musical rock de Jonathan Larson (para saberem mais sobre ele vão ver o TICK, TICK... BOOM!) começou a sua carreira Off-Broadway em 1996, sendo transferido para a Broadway nesse mesmo ano, onde esteve 12 anos em exibição. De entre os muitos prémios que ganhou, destacam-se para 4 Prémios Tony - Melhor Musical, Melhor Texto (Book), Melhor Partitura Original, Melhor Actor Secundário para Wilson Jermaine Heredia (fazia de Angel), e ainda o Prémio Pulitzer para Drama.

Depois da curta lição de história, uma confissão: apesar de ter comprado logo o CD quando este saiu, a verdade é que durante muitos anos resisti ao RENT, pois com excepção do “Seasons of Love” a música não me diz nada (tenho gostos antiquados). Uns anos mais tarde vi a adaptação cinematográfica e gostei; mas gostei ainda mais da gravação em DVD da última exibição do RENT na Broadway. A verdade, é que a música funciona muito bem com a história e podem comprovar isso com a versão portuguesa em exibição em Lisboa, no Teatro Variedades.

Acho que se pode dizer que RENT é um “filho” dos anos 90, talvez por isso um pouco datado e muito americano, mas a sua história de um grupo de jovens artistas sem dinheiro a tentarem sobreviver numa Nova Iorque em evolução capitalista, acaba por ter conexões com a realidade de hoje em dia. A sombra do VIH assombra alguns dos seus personagens, bem como a droga, mas o importante aqui é, não tanto as histórias de amor, mas sim a amizade que une este grupo de personagens.

A encenação de Sissi Martins, com apoio do encenador original da Broadway, Michael Greif, enche o palco com energia e talento. Somos facilmente transportados para a vida dos personagens, com os seus sonhos e dramas. Martins faz o cenário mover-se como se fosse uma das personagens, tirando o maior proveito do mesmo, e dirige o elenco com mão de mestre. Os momentos coreográficos unem-se de forma normal com a acção e só tenho pena que não houvesse mais dança; nesse aspecto “La Vie Bohème” é um convite à diversão.

Voltando ao elenco, é unanimemente muito bom, mas por razões óbvias alguns destacam-se mais: Sara Claro (uma das meninas da A PEQUENA LOJA DOS HORRORES) brilha no mini solo em “Seasons of Love”; como os apaixonados Roger e Mimi, Diogo Leite e Sissi Martins partilham química e cumplicidade; Rafaela Monteiro é a revoltada Maureen e a sua performance/protesto é um dos momentos altos da noite; mas a alma da peça é um anjo que ilumina todas as cenas em que participa, o seu nome é Angel e Dennis Correia (que já brilhava em NOITE DE REIS) é inesquecível no papel, uma verdadeira luz positiva!

É bom ver o Teatro Musical a ganhar cada vez mais força em Portugal e perceber que temos por cá uma nova geração de artistas ao nível dos melhores da Broadway e Londres. Este RENT espera por vocês e só pelo elenco já merece a vossa visita.

Elenco: Bruno Huca, Carlos Martins, Dennis Correia, Diogo Leite, Gonçalo Martins, Inês Ramos, Margarida Martins, Marta Lys, Marta Mota, Nuno Martins, Pedro Fontes, Pedro Paz, Rafaela Monteiro, Sara Claro, Sissi Martins 

Músicos: Pedro Alvadia, Diogo Soares, David Campos, André Soares

Equipa Criativa: Texto, Música e letras: Jonathan Larson • Consultor Artístico: Michael Greif • Encenação: Sissi Martins • Direcção Musical: Pedro Alvadia • Adaptação portuguesa: MTL • Cenografia e Figurinos: Pedro Morim • Desenho Luz: João Fontes • Desenho Som: Daniel Fernandes • Direção Cena: Sílvia Moura • Produtor Executivo: Martim Galamba • Produtor Associado: Bruno Galvão • Produção: MTL em acordo com Music Theatre International

Fotos: Paulo Spranger, Pedro Alvadia, Inês Barrau





Sem comentários:

Enviar um comentário