domingo, 12 de janeiro de 2014

TEATRO RÁPIDO JANEIRO 2014: JANEIRO RIMA COM ...

E aqui estamos em 2014, após a minha habitual visita mensal ao Teatro Rápido. O primeiro tema do ano, JANEIRO RIMA COM..., é um pouco vago mas espero que à bilheteira dê muito dinheiro.

Tudo começa na Sala 1 com SAPATO BRANCO EM JANEIRO, onde uma vagabunda recorda o seu falecido pai e o precioso sapato que ele lhe ofereceu para o seu casamento. A encenação de Francisco Braz é simples e o seu texto podia ser mais interessante, felizmente ele tem uma actriz formidável a defendê-lo, Paula Sousa. Ela dá-nos uma interpretação comovente e adorei a dignidade que ela ostenta quando calça o sapato.

JANEIRO RIMA COM SOLTEIRO na Sala 2, onde uma mulher que poderá sofrer de Transtorno Obsessivo Compulsivo nos conta a sua vida em tom galhofeiro. Usando e abusando de palavras que rimam com Janeiro, a jovem Marisa Carvalho diverte-nos com graça e com talento certeiro. No final interroguei-me, será que ela é do signo carneiro?

Duas amigas encontram-se num parque de estacionamento e, dentro do carro de uma delas,  conversam entre si e uma delas tem um estranho favor a pedir à outra. É esta a premissa de UM BOCADO DE CARNE, em exibição na Sala 3, uma daquelas peças que me deixa completamente indiferente e que não faz nada pelas duas boas actrizes que a representam, Maria Ana Filipe e Ana Carvalho. É possível que haja uma mensagem ou um significado obscuro no meio de tudo isto, mas eu não o vislumbrei. O que eu acho mesmo é que depois de bem espremida, esta peça não deita qualquer sumo, mas admito que posso estar enganado.

A história de O SÔTOR É QUE SABE desenrola-se num quarto de hospital, onde um jovem médico se vê sozinho com uma enfermeira “perspireta”, sem saber o que fazer com os doentes, nem o que responder ao filho de um dos seus pacientes. Esqueçam A ANATOMIA DE GREY, isto é uma simples comédia hospitalar, bem disposta e com uma mensagem moralista. O papel do jovem médico assenta bem a Luís Simões, a seu lado Andreia Forno é uma divertida mas irritante enfermeira e o sexy Afonso Araújo convence como o filho do paciente. Um trio que estou certo vos vai divertir na Sala 4.


É assim o mês de Janeiro no TR, com momentos de boa diversão e outros dramáticos. A minha micro-peça preferida é a divertida JANEIRO RIMA COM SOLTEIRO, mas não posso deixar de destacar a excelente Paula Sousa em SAPATO BRANCO EM JANEIRO. Claro que uma visita ao SÔTOR É QUE SABE pode provocar boas gargalhadas. É assim em Janeiro, vamos lá ver como será em Fevereiro.

Fotos © Mário Pires - www.ruadebaixo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário