terça-feira, 5 de julho de 2022

LAR DOCE LAR de Luísa Costa Gomes

Se, como eu, são fãs do Joaquim Monchique, não vão querer perder esta comédia teatral, onde ele e Maria Rueff dão vida a duas idosas e velhas amigas, que partilham um quarto numa residência sénior para gente rica. Quando sabem que a melhor suíte da residência ficou disponível, pois a sua anterior ocupante faleceu, fazem tudo por tudo para ver qual das duas é que consegue ficar com a suíte.

Nesta divertida comédia, que teve a sua estreia em 2012 (não vi nessa altura), o importante não é tanto a história, mas sim as peripécias que se desenrolam em torno da mesma, numa sucessão de diálogos hilariantes, cheios de graça e, onde a rir, se dizem muitas verdades e, felizmente, o politicamente correcto está ausente da equação.

Confesso que fiquei agradavelmente surpreendido pela interpretação de Maria Rueff. Há muito tempo que sou fã incondicional do Monchique, mas apesar de achar graça à Rueff e saber que ela é uma talentosa atriz, acho-a por vezes um pouco irritante e estava com algum receio que fosse embirrar com ela. Mas nada disso, ela é simplesmente brilhante e juntamente com Monchique são um verdadeiro “furacão” de talento e graça. Ambos se desdobram “magicamente” em vários papéis, dando-nos uma colorida galeria de personagens. Sim, perto do final, quando reina o caos em palco, é capaz de haver alguma batota, mas não tem importância nenhuma.

O encenador António Pires mantém o ritmo de início ao fim, numa sucessão de gargalhadas e boa disposição, que tanta falta fazem hoje em dia. Sem dúvida uma peça a não perder!

Elenco: Maria Rueff, Joaquim Monchique

Equipa Criativa: Texto de Luísa Costa Gomes • Cenografia de F. Ribeiro • Desenho de Luz de Paulo Sabino • Figurinos de Dino Alves • Encenação de António Pires

Classificação: 8 (de 1 a 10) / Fotos: ?




Sem comentários:

Enviar um comentário