domingo, 1 de fevereiro de 2015

HISTÓRIA DE UMA GAIVOTA E DO GATO QUE A ENSINOU A VOAR de Luís Sepúlveda

Zorba é um gato que promete a uma gaivota moribunda que tomará conta do seu ovo e ensinará a sua cria a voar. Para isso ele vai precisar de ajuda dos seus amigos.

O livro de Luís Sepúlveda é inesquecível e uma daquelas obras que não me canso de recomendar a toda a gente. Com uma linguagem simples, conta-nos uma história humana cheio de significados e emoção. É, sem dúvida, um conto infantil que pede para ser adaptado ao teatro ou mesmo ao cinema. João Simões, um dos membros do grupo “Anzol Castiço” sentiu esse apelo e decidiu encená-lo no Grupo Dramático e Escolar “Os Combatentes”.

Quando se gosta muito de um livro ficamos sempre decepcionados quando o vimos adaptado ao teatro ou ao cinema, e esta pequena produção não é excepção. O espectáculo segue-se com atenção e com um sorriso nos lábios, mas o palco é demasiado pequeno e o cenário parece apertado. Os actores não têm grande espaço de manobra e, talvez por isso, os seus movimentos são um bocado presos. A peça não flui como devia, mas não é chata e pareceu-me que as crianças presentes estavam a gostar. Quanto ao clímax não tem a força emotiva do livro, mas uma pequena canção tenta compensar essa falta.

Para mim o grande momento é a entrada triunfal do Barlavento, ele é uma verdadeira lufada de ar fresco e, no papel, Manuel Magalhães saboreia a sua entrada com óbvio prazer. A ele se deve também o outro momento alto da peça, o desvendar do sexo da pequena gaivota. Magalhães faz parte do grupo de actores amadores, mas cheios de boa vontade, que que nos conta a história com boa disposição. Também gostei muito de Joana Carreto como a sexy Bubulina. No papel principal, Diogo Filipe é simpático, mas devia dar mais emoção à sua personagem e ser mais felino (esta última parte aplica-se a todos). Acima de tudo, acho que todos precisam de se soltar mais e terem mais gozo com as suas personagens.

Acredito que num palco maior a peça poderá ser mais fluída, mas independentemente disso é especialmente indicada para um público infantil que vai gostar de interagir com os “gatos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário