sábado, 6 de fevereiro de 2016

UM ANO SEM TI de João Ascenso

A História: Faz um ano que Henrique morreu (Pedro Barroso). Mónica (Raquel Rocha Vieira), a sua depressiva viúva, parece não conseguir ultrapassar a sua perda. Jorge (Ricardo Lérias) é o amigo gay que toma conta de Mónica de forma quase doentia. Luísa (Isabel Guerreiro) é uma amiga que acha que é tempo de a vida de todos eles avançar.

O Elenco: Um fantástico quarteto de actores dá vida às personagens reais que habitam a história. Pedro Barroso, como o falecido Henrique, tem uma presença forte, dramática e constante que assombra todos os cantos do palco. Raquel Rocha Vieira dá, com naturalidade, à sua Mónica toda a fragilidade que ela necessita. No papel do doce, irritante e super prestável Jorge, Ricardo Lérias revela-se um actor capaz de expressar toda uma gama de emoções com um simples olhar ou sorriso (a cena em que ele recorda um telefonema de Henrique é disso prova). Como Luísa, Isabel Guerreiro é um verdadeiro furacão de talento, que leva tudo e todos atrás; ela é a convincente lufada de ar fresco que Mónica necessita.

A Peça: Há alturas em que gostava de saber escrever melhor para poder fazer justiça às peças ou filmes que vejo, esta é uma dessas vezes. Não posso dizer que o texto seja brilhante, mas é tão bom e tem uma qualidade “tu cá, tu lá” que o torna acessível a todos e que eu adoro. Como de costume, João Ascenso escreve sobre o quotidiano com graça, sensibilidade e emoção; qualidades estas que,  juntamente com um grande carinho pelos seus personagens, ele consegue encenar de forma simples. A facilidade com que ele nos capta a atenção e a empatia que as suas personagens criam connosco é gratificante. A história parece mais simples do que é, isso é outra das qualidades de Ascenso, que nunca pára de me surpreender. Uma coisa eu sei, quando eu for grande quero saber escrever como o João Ascenso! Uma peça a não perder e que aconselho sem reservas!

Classificação: 8 (de 1 a 10)

Sem comentários:

Enviar um comentário