sábado, 10 de março de 2018

A MÃE DA NOIVA de Ana Saragoça

A História: Durante um copo-de-água, a mãe da noiva, com a língua já solta pelo álcool, decide fazer um discurso a desejar felicidades aos noivos, mas depressa este se transforma num monólogo amargo e divertido sobre a sua vida.

A Peça: Em Outubro de 2012, no saudoso Teatro Rápido, estreou uma micro-peça que marcou a estreia de Ana Saragoça como dramaturga, com resultados muitos positivos (os interessados podem ler a minha micro-crítica à mesma clicando aqui). O texto realista e humorístico era interpretado por Rosa Villa em formato de comédia ligeira e funcionava na perfeição.
Seis anos depois, Ana Sararoça regressa ao seu texto original e prolonga-o de 15 minutos para quase uma hora, não perdendo pitada do seu humor e realismo. Mas Saragoça foi ainda mais longe e aceitou o desafio de dar ela mesmo vida a esta “mãe da noiva” e fá-lo de uma forma informal e extremamente natural. Acreditamos na sua personagem e estou certo que muitas mulheres (e porque não homens também?) se irão identificar com o seu discurso amargurado, mordaz e por vezes incómodo.
Nas mãos seguras do excelente encenador João Ascenso, a peça transformou-se de uma comédia teatral em algo mais realista, onde nos sentimos envolvidos e acreditamos que as personagens alvo da mãe da noiva estão presentes na sala. Talvez a maior qualidade de Ascenso é conseguir criar empatia entre os personagens e o público, bem como tornar a vida normal em algo de dramático e muito humano.
Pessoalmente não gosto de ir a casamentos, mas confesso que gostava de ir a um onde a mãe da noiva ou outro convidado se passasse e torna-se a ocasião em algo de memorável. É isso que Saragoça e Ascenso conseguem, fazendo-nos por vezes sentir incomodados por estarmos a assistir àquele discurso e mais ainda por nos rirmos de coisas muito sérias. Aos dois, os meus sinceros parabéns e aconselho a todos marcarem uma visita a este copo-de-água. A mãe da noiva vai gostar de vos receber e vai proporcionar-vos cerca de uma hora de boa disposição e alguma reflexão.

Classificação: 7 (de 1 a 10)

Sem comentários:

Enviar um comentário