segunda-feira, 4 de julho de 2022

A RATOEIRA de Agatha Christie

Das vezes que fui a Londres fiquei sempre curioso com esta famosa peça de Agatha Christie por duas razões. Sempre gostei de um bom “whodunnit” (quem é o culpado) e pelo facto de a peça estar em exibição há décadas (70 anos). Acabei por nunca a ver, porque acabo sempre por preferir ir ver um musical e achar que um dia verei a peça. Esse dia chegou a semana passada e foi aqui em Lisboa, Portugal.

A pedido do actor Ruy de Carvalho, que com 95 anos está ali para as “curvas”, não posso revelar a identidade de pessoa ou pessoas responsáveis pelo crime, no fundo somos cúmplices das personagens. Posso apenas adiantar que não é nem o mordomo nem a cozinheira.

O primeiro acto é muito divertido e a acção flui muito bem, com uma excelente introdução dos personagens/suspeitos e da trama por detrás do crime. No segundo acto a acção arrasta-se um pouco e a conclusão precisava de mais suspense. Tirando isso, gostei de passar a noite na companhia do talentoso elenco, onde tenho que destacar Henrique de Carvalho e Elsa Galvão que, com as suas personagens meio excêntricas, foram para mim as estrelas da noite. 

Fiquei curioso quanto a uma coisa. Será que no texto original da tia Agatha Christie, a sexualidade de algumas personagens era dúbia? Mas gosto que assim seja!

Soube-me bem ir ao teatro e ver uma plateia cheia e satisfeita. Esta Ratoeira merece uma visita e, se o queijo são os actores, não tenham receio de ser os ratos! 

Elenco: Filipe Crawford, Henrique de Carvalho, Ruy de Carvalho, Elsa Galvão, Sara Cecília, Daniel Cerca Santos, Sofia de Portugal, Luís Pacheco

Equipa Criativa: Textos de Agatha Christie • Cenografia e Guarda-roupa de Fred Klaus • Encenação de Paulo Sousa Costa

Classificação: 6 (de 1 a 10) / Fotos: Elsa Furtado e outros




Sem comentários:

Enviar um comentário