quarta-feira, 14 de outubro de 2020

REGRESSO A CHICAGO E À AVENIDA Q

Quem me conhece sabe que adoro teatro e cinema no geral, mas sou verdadeiramente apaixonado por musicais, sejam eles de teatro ou de cinema! Simplesmente amo o género desde miúdo. As sessões de cinema a preto e branco na televisão, onde descobri os filmes do Fred Astaire e da Ginger Rogers, ou o show semanal da minha adorada Julie Andrews, foram o início dessaq paixão crescente.

Tudo isto a propósito do regresso aos nossos palcos de dois excelentes musicais da Broadway, CHICAGO e AVENIDA Q. A primeira vez que vi ambos foi na Broadway; o AVENIDA Q foi uma agradável surpresa e o CHICAGO é simplesmente o meu musical preferido. A ideia de ver ambos em português assustou-me, mas não os podia perder e assim que chegaram aos nossos palcos corri a vê-los e não me arrependi, antes pelo contrário.

 

Estes dois musicais são ambos produzidos pela Força de Produção, originalmente ambos tinham direção musical de Artur Guimarães, que neste regresso optou por ficar no AVENIDA Q e cedeu o seu lugar em CHICAGO a António Andrade Santos. A original Mary Sunshine de CHICAGO, Ana Cloe, também optou por voltar a AVENIDA Q, onde já tinha dado vida a Marta Monstro, sendo substituída por Sara Campina. Por outro lado, Gabriela Barros cedeu o seu lugar de Maria (a noiva turca) em AVENIDA Q a Raquel Tillo Clayton e volta a reencarnar Roxie Hart no CHICAGO.

 

Como já devem ter percebido, fui ver outra vez estas peças. Foi a terceira vez para AVENIDA Q (mais uma na Broadway) e a quarta para CHICAGO (mais duas na Broadway, duas em Londres e uma tournée internacional que veio ao nosso Coliseu). Escusado será dizer que adorei cada segundo de ambas e que foi com enorme prazer que, acho que posso dizer isto, reencontrei os excelentes elencos e me deixei uma vez mais conquistar por eles.

 

AVENIDA Q continua a ser deliciosamente divertido e badalhoco, mesmo como eu gosto. Adoro as personagens coloridas, tanto as humanas como as animadas. Acho genial a forma como os actores se fundem tão bem com os bonecos que representam, tornando-se numa só entidade. Na verdade, os actores estão cada vez melhores! As canções ficam no ouvido e houve cuidado em atualizar ligeiramente algumas letras, bem como algum do texto. É sem dúvida um louco antídoto contra os tempos negros que vivemos e recomendo sem reservas esta incursão num universo adulto do mundo dos Marretas e da Rua Sésamo!

Podem ler a minha crítica original clicando neste link: AVENIDA Q

 

No Natal de 1976 (tinha 12 anos) os meus pais ofereceram-me o disco de vinil do CHICAGO com o seu elenco da Broadway e foi paixão à primeira audição! Desde esse dia, até hoje, esse musical tornou-se a minha partitura favorita e ainda me apaixonei mais por ele quando vi o revival da Broadway ao vivo. Acreditem, esta produção portuguesa está ao mesmo nível! A encenação tipo concerto desse revival deu lugar a uma mais teatral, mais perto do original e do filme, nos nossos palcos. 

O elenco está cada vez melhor, com Gabriela Barros a exceder-se a si mesma e Soraia Tavares a dar-nos uma interpretação mais madura (ela cresceu com a sua personagem); mas são todos tão bons que merecem os nossos aplausos, os gritos e a ovação em pé. Só tenho pena que Diogo Infante tenha optado por encurtar o número do “Me and My Baby”, bem como por ter cortado o “When Velma Takes the Stand” (adorava ver a Soraia no mesmo) e o “Class” que daria a oportunidade a Catarina Guerreiro de nos dar mais um canção, desta vez em dueto com Soraia, mas isto é só para quem conhece o original. Em nada isso diminui a excelência deste “fantabulástico” musical e desta feliz produção. Por favor, não a percam!

Podem ler a minha crítica original clicando neste link: CHICAGO

 

Como ainda nos é permitido sonhar, tenho esperança de um dia ver Gabriela Barros em SWEET CHARITY, Soraia Tavares em KISS OF THE SPIDER WOMAN, Ana Cloe em THOROUGHLY MODERN MILLIE, Miguel Raposo, em THE MUSIC MAN, Samuel Alves em COMPANY, Inês Aires Pereira em GENTLEMEN PREFER BLONDES e José Raposo e Sara Campina em THE KING AND I. Espero que a Força de Produção leia pelo menos este parágrafo.

 

Vamos lá pessoal! Ponham as vossas máscaras e saiam de casa. Vão ao teatro! Estes dois musicais esperam por vocês e vão proporcionar-vos momentos inesquecíveis!

 


AVENIDA Q

Elenco: Ana Cloe (Marta Monstro), Samuel Alves (Luís), Inês Aires Pereira (Paula Porca), Manuel Moreira (Félix), Raquel Tillo Clayton (Maria), Rodrigo Saraiva (Trekkie Monstro), Rui Maria Pêgo (Saúl), Diogo Valsassina (noivo de Maria),

Músicos: André Galvão, Artur Guimarães, Tom Neiva

Equipa Criativa: Argumento de Robert Lopez, Jeff Marx, Jeff Whitty • Tradução de Henrique Dias • Música e Letra de Robert Lopez, Jeff Marx, Jeff Whitty • Tradução das Canções de Henrique Dias e Rui Melo • Direcção Musical de Artur Guimarães • Constriução de Marionetas e Apoio à Manipulação de Comapnhia S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos Sofia Olivença Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Manuel Valbom Gil, Maria Arnaldo Olivença, Palmira Salvador, Maria Luísa Gil • Encenação de Rui Melo

Classificação: 9 (de 1 a 10) / Fotos: Desconhecido

 



CHICAGO

Elenco: Gabriela Barros (Roxie Hart) Soraia Tavares (Velma Kelly), Miguel Raposo (Billy Flynn), José Raposo (Amos Hart), Catarina Guerreiro (Mama Morton), Sara Campina (Mary Sunshine), Carlota Carreira, Catarina Alves, Filipa Peraltinha, Leonor Rolla,, Mariana da Silva, Rita Spider, David Bernardino, Gonçalo Cabral, João Baptista Lopes, JP Costa, Pedro Gomes, Ricardo Lima, Sofia Loureiro 

Músicos: André Jesus, Artur Mendes, Carlos Borges, Jorge Pereira, Vítor Faria

Equipa Criativa: Argumento de Fred Ebb e Bob Fosse • Tradução de Ana Sampaio • Música de John Kander • Letras de Fred Ebb • Tradução das Canções de Rui Melo • Direcção Musical de Artur Guimarães • Coreografia de Rita Spider • Encenação de Diogo Infante 

Classificação: 10 (de 1 a 10) / Fotos: Filipe Ferreira



Sem comentários:

Enviar um comentário