quinta-feira, 13 de junho de 2024

NOITE DE REIS de William Shakespeare

Começo por confessar que durante muito tempo achei que o William Shakespeare era um chato e não gostava da teatralidade declamada das adaptações cinematográficas das suas obras, mas sempre achei as suas elaboradas histórias interessantes. Talvez por essa razão não vi esta produção aquando da sua estreia em 2023; felizmente está de volta e recomendo!

Na história desta peça reina a confusão. Ao reino de Ilíria chega a jovem Violeta, que quase morreu num naufrágio onde perdeu o seu irmão gémeo Sebastião; a fim de sobreviver disfarça-se de homem, Cesário, e vai trabalhar para o Duque Orsino, que está apaixonado por Olívia, que não quer nada saber dele. A fim de conquistar o seu coração, manda Cesário entregar mensagens de amor a Olívia que acaba por se apaixonar por Cesário. Entretanto Cesário está apaixonado por Orsino e Olivia tem outro pretendente. Quando menos se espera Sebastião reaparece na companhia de um inimigo de Orsino…

Seguindo a tradição histórica das encenações do tempo de Shakespeare, aqui todos os personagens são interpretados por homens (para contrabalançar, na orquestra, só temos mulheres), sendo que o encenador Ricardo Neves-Neves nos dá uma peça cheia de ritmo, imaginação e humor, com pormenores deliciosos (o passarinho, a grande cabeleira de Malvolio, etc) e momentos musicais contemporâneos. Outra mais-valia desta produção são os fantásticos figurinos da autoria de Rafaela Mapril e não, não é um espectáculo de drag queens, mas sim de fazer inveja às mesmas!

Antes de me debruçar sobre o elenco, um pequeno aparte. Infelizmente, no programa/site da peça, em lado nenhum é indicado quem representa quem; após várias buscas, acho que consegui descobrir quem é quem, mas pode haver erros e pelos mesmos as minhas desculpas.

O elenco é todo ele excepcional e todos são calorosamente aplaudidos de pé por um público completamente rendido aos seus encantos e talentos. No entanto, por razões óbvias, não posso deixar de destacar alguns dos actores. Filipe Vargas é verdadeiramente espantoso como Lady Olívia, com 1001 expressões cheias de graça e um olhar traquino; Rui Melo é super divertido como Maria; Cristovão Campos é uma doçura como Cesário/Violeta; Marco Delgado é muito engraçado como o pretensioso Malvolio; Manuel Marques é um cómico nato; Ruben Madureira brilha como o Bobo e Dennis Correia atira a casa abaixo com os seus dotes de bailarino.

Se gostam de confusão em palco, esta produção é para vós! São praticamente duas horas de pura diversão e bem que precisamos disso!

Elenco: António Ignês (criada do Duque Orsino), Cristóvão Campos (Violeta/Cesário), Dennis Correia (Valentine), Filipe Vargas (Lady Olivia), João Tempera (amigo de Telmo e André), Joaquim Nicolau (Tio Telmo), José Leite (António, amigo de Sebastião), Manuel Marques (André), Marco Delgado (Malvolio), Rafael Gomes (Sebastião), Ruben Madureira (Bobo), Rui Melo (Maria), Tomás Alves (Duque Orsino)

Equipa Criativa: Versão Dramatúrgica e Encenação: Ricardo Neves-Neves • Cenografia: Ana Paula Rocha • Figurinos: Rafaela Mapril • Desenho de Luz: Cristina Piedade • Desenho Gráfico: Luís Covas • Coreografia: Rita Spider • Caracterização e Perucas: Dennis Correia e Marco Santos • Sonoplastia: Sérgio Delgado • Video: Eduardo Cunha • Ilustrações: José Cruz • Produção: Nuno Prates, Teatro da Trindade INATEL, Teatro do Eléctrico, Cineteatro Louletano e Culturproject

Classificação: 8 (de 1 a 10) / Fotos: Adriano Filipe, Alípio Padilha, Estelle Valente e Pedro Macedo


Sem comentários:

Enviar um comentário