segunda-feira, 17 de junho de 2024

WHO’S AFRAID OF VIRGINA WOOLF? de Edward Albee

Martha e George, um casal de meia-idade que adora tratar-se mal e ingerir muito álcool, recebem na sua casa um jovem casal (Nick e Honey) e estes vão lhes servir para uma noite de jogos emocionais, que magoam e deixam marcas.

Escrita em 1962 por Edward Albee, esta peça teve a sua estreia na Broadway em 1962, onde ganhou o Tony para Melhor Peça em 1963. Mas foi a sua adaptação cinematográfica de 1966, com Elizabeth Taylor e Richard Burton como o casal de meia-idade, que a tornou mundialmente famosa. O filme valeu a Taylor o Óscar para Melhor Actriz e a Sandy Dennis (como Honey) o de Actriz Secundária; já Burton (como George) e George Segal (como Nick), apesar de nomeados, não ganharam. Infelizmente, nunca vi o filme, pelo que não posso fazer comparações.

Estamos perante uma peça pesada, dura, com quatro personagens que de simpático pouco ou nada têm, sendo impossível criar-se qualquer tipo de empatia com eles. Felizmente, a dar-lhes vida, temos um fantástico quarteto de actores que se entregam de alma e coração aos seus personagens, apesar do odioso que estes são. Nos papéis de Martha e George, Celia Williams e Mick Greer parecem “devorar” o cenário, ao mesmo tempo que partilham uma química intensa. Martim Mesquita Guimarães e Elizabeth Bochmann convencem como o jovem inocente casal que acaba por revelar o que se passa por trás dos seus simpáticos sorrisos.

O diretor Robert Taylor dá-nos uma direcção sóbria, sem nada que nos distraia dos diálogos dos seus personagens e, praticamente, sem nos deixar escapar do ambiente tenso que se vive em palco. Temos um ou outro momento de humor, mas este acaba sempre por ter um lado negro, doentio. No final, nós e os actores, respiramos de alívio.

Sim, a peça é um pouco longa (a original durava três horas com dois intervalos, esta dura duas com um intervalo), mas o talento em palco merece a nossa atenção e aplauso. Só espero que os actores sobrevivam à intensidade das suas personagens. Portanto, mais uma produção dos The Lisbon Players a merecer a nossa atenção!

Elenco: Celia Williams, Mick Greer, Martin Mesquita Guimarães, Elizabeth Bochmann

Equipa Criativa: Texto: Edward Albee • Encenação: Robert Taylor • Cenário: Miguel Sá Fernandes • Desenho de Luz: Marinel Matos • Stage Management e Poster Design: Guilherme Bonito • Produção: The Lisbon Players 

Classificação: 6 (de 1 a 10)



Sem comentários:

Enviar um comentário