terça-feira, 16 de abril de 2024

MÃES O MUSICAL de Sue Fabisch

Confesso que, apesar de ser um apaixonado por musicais, nunca tinha ouvido falar deste musical. Com o título original de MOTHERHOOD THE MUSICAL, teve a sua estreia no Outono de 2010 em Fort Lauderdale nos Estados Unidos, onde foi um sucesso imediato e depressa foi à conquista de novos públicos, chegando agora a nós. E ainda bem!

A história é muito simples. No “baby shower” de Ana (Raquel Tillo) as suas três melhores amigas, todas já com crianças, partilham as suas experiências, frustrações e desejos, enquanto dão todo o apoio à sua amiga grávida. Uma delas, Patrícia (Tânia Alves), é dona de casa (mas não lhe digam isso) e tem muitas crianças; Beatriz (Gabriela Barros) é uma advogada que tenta equilibrar a sua vida profissional com a familiar e Cristina (Ana Cloe), recentemente divorciada, está a tentar a adaptar-se a ser mãe-solteira.

Os diálogos e as letras das canções são plenos de graça e o encenador Ricardo Neves-Neves imprime um ritmo alucinante à acção, com pequenos momentos de calmaria, que servem para o elenco recuperar forças e nós o folêgo de tanto rirmos. Sim, preparem-se para rir do princípio ao fim, com gargalhadas nada forçadas e, acreditem, fazia muito tempo que não me ria tanto!

As quatro talentosas e dinâmicas actrizes que dão vida às personagens são hilariantes, partilhando uma grande química entre elas e ninguém terá dúvidas que elas são amigas de verdade, e a empatia que criam com o público é imediata. Claro que todas têm o seu momento ou momentos na ribalta. Raquel Tillo surpreende tudo e todos quando aparece no papel da sua “maior que a vida” mãe, numa canção inspirada por clássicos da Broadway como “Roxie” e “Don’t Rain on My Parade”. Tânia Alves dá-nos uma divertida, por vezes desesperada, canção sobre o uso e abuso que os filhos fazem dela, por tudo e por nada chamando “Mãe”. Ana Cloe atira “a casa abaixo” com a sua “Xaran” e delicia-nos com o seu momento “blues”. Gabriela Barros é hilariante no seu inesquecível momento em câmara lenta (esta actriz é uma grande comediante física) e com a confissão que é a rainha das promoções. As quatro meninas são bem secundadas pelo trio de músicos, que lhes vão dando uma “mãozinha”.

A energia em palco é contagiosa e saí do teatro em puro estado de boa disposição! Aconselho a não perderem! Durante cerca de 90 minutos, esquecemos tudo e só tenho a agradecer ao elenco, ao Ricardo Neves-Neves e a toda a equipa por uma noite inesquecível!

Elenco: Ana Cloe, Gabriela Barros, Raquel Tillo, Tânia Alves 

Músicos: André Galvão, Artur Guimarães, Tom Neiva

Equipa Criativa: Texto e Canções: Sue Fabisch • Tradução e Adaptação: Henrique Dias • Encenação: Ricardo Neves-Neves • Tradução e Adaptação de Músicas: Henrique Dias e Miguel Viterbo • Direcção Musical: Artur Guimarães • Cenário: Catarina Amaro • Figurinos: Rafaela Mapril • Movimento: Rita Spider • Desenho de Luz: Luís Duarte • Assistente de Encenação: Diana Vaz • Produção: Força de Produção 

Classificação: 9 (de 1 a 10) / Fotos: Filipe Ferreira e Luís M. Serrão





Sem comentários:

Enviar um comentário