sábado, 27 de dezembro de 2025

UM QUINTETO DE MORTE de Graham Linehan

Em 1956 estreia por cá O QUINTETO ERA DE CORDAS (The Ladykillers), cujo argumento original de autoria de William Rose foi nomeado para o Óscar; à frente do elenco, o grande Alex Guiness (que viria a ficar mais conhecido por ser o Ben Obi-Wan Kenobi do STAR WARS). Em 2004, os irmãos Coen dirigem uma nova versão deste filme com Tom Hanks no papel do Professor Marcus. Em 2011, o filme foi adaptado aos palcos ingleses e é essa versão que chega agora até nós.

A história é simples. Um grupo de criminosos, disfarçados de um quinteto de músicos, alugam um quarto na casa de uma velhota solitária que, não desconfiando dos seus nefastos negócios, acaba por interferir sem querer com os mesmos.

O que temos aqui é uma comédia britânica à moda antiga, com muito humor negro e bons momentos de comédia física. Frederico Corado dirige com graça, aproveitando ao máximo tudo aquilo que o cenário (também de sua autoria) lhe permite. Os acontecimentos fluem sem atropelos no palco, os personagens vão-se revelando de forma divertida e o resultado é uma agradável noite (ou tarde) de teatro.

Quanto ao elenco, todos estão à altura do que lhes é pedido, fazendo-o com talento e bom sentido cómico. No papel da velhota, carinhosamente chamada de “Pantufinha” por um dos “maus”, Florbela Queiroz é deliciosa e continua cheia de energia. No papel do Professor Marcus, o cabecilha do quinteto, José Raposo é um verdadeiro “falinhas mansas”. Quanto aos restantes, o meu preferido é o divertido Ricardo Raposo como o “bronco” K.O.

Se estão à procura de cerca de duas horas de bom entretenimento, daquele que nos faz rir sem termos que pensar muito, esta comédia é indicada para vocês.

Elenco: Florbela Queiroz, José Raposo, João Maria Pinto, Heitor Lourenço, Miguel Raposo, Ricardo Raposo, António Machado, Fátima Severino, Lourdes Lima, Teresa Sanchez, Natália Guimarães 

Equipa Criativa: Encenação: Frederico Corado • Texto Original: Graham Linehan, inspirado no argumento de William Rose • Tradução: Frederico Corado • Cenografia e Figurinos: Frederico Corado • Assistência de Encenação: Bárbara Barradas • Desenho de Luz: Paulo Sabino • Video, Fotografia e Design: Renato Arroyo • Making Of: Beatriz Cachulo: • Produção: UAU

Fotos: Renato Arroyo


Sem comentários:

Enviar um comentário