terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

UM PEQUENO INCIDENTE de José Pedro Peter

Numa sala de espera de um centro de saúde, dois homens aguardam o resultado do teste rápido ao VIH. Um deles muito nervoso, quase em pânico, o outro calmo e racional. Enquanto esperam, acabam por travar conhecimento um com o outro. Quando sabem os resultados, um deles desaparece sem rasto, mas o futuro tem planos para eles. 

Uma premissa muito simples, acaba por se tornar numa envolvente experiência emocional. De certa forma, quase de forma imersiva, nós estamos naquela sala de espera com os protagonistas e somos testemunhas de uma belíssima história de amor, ao mesmo tempo que somos confrontados com algumas duras realidades. Um dos personagens diz a certa altura que era preferível que o teste desse positivo, pois assim acabava-se a ansiedade e medo de cada vez que ia fazer testes... confesso que é algo que já me passou pela cabeça.

A encenação de Marco António Pâmio é genial na sua quase inexistência, dando palco aos seus protagonistas e criando uma grande envolvência entre eles e nós espectadores. É tudo tão natural, tão real, que até parece que nada foi encenado. O texto da autoria de um dos actores, José Pedro Peter, é realista, tem humor, evita lamechices e deixa-nos de coração cheio.

Quanto aos actores, Carlos Marinho e José Pedro Peter, são tão naturais na sua representação, que praticamente nos esquecemos que são actores. A cumplicidade e química entre ambos é transcendental, transformando esta história num verdadeiro acto de amor que nos deixa (ou a mim deixou) com lágrimas nos olhos.

Como dizem na peça e não podia concordar mais, mais importante do que um “eu amo-te” ou “gosto de ti” é um simples “Estou Contigo”, que tanto serve para namorados como para amigos. É bom saber que, independentemente de tudo, alguém está connosco, ao nosso lado. Que não estamos sozinhos.

Os meus sinceros parabéns a todos os envolvidos nesta peça e só lamento que tenha tido tão poucas exibições. Espero que voltem!

Elenco: Carlos Marinho, José Pedro Peter

Equipa Criativa: Encenação: Marco António Pâmio • Texto: José Pedro Peter • Direcção de Produção: Fabio Camara • Figurino: Fabio Namatame • Iluminador: Fran Barros  • Arte Gráfica: Cristian Schumann • Produção: Lugibi Produções – PedroPeterProd.

Fotos: Leekyung Kim





2 comentários:

  1. Senti-me dentro da peça! Acho que deviam voltar os mesmos dois actores, existe uma cumplicidade fora do normal. Parabéns! Obrigada Jorge por nos levares a uma noite onde saímos da realidade!

    ResponderEliminar
  2. Margarida obrigado pela visita e fico muito feliz por sabes que gostaste da peça!

    ResponderEliminar